Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Lammas | Festival da colheita - 2 de Fevereiro


Conhecido como Lughnasadh, Véspera de Agosto e Primeiro Festival da Colheita, o festival Lammas é o Festival da Colheita. Neste festival (que marca o início da estação da colheita e é dedicado ao pão), os pagãos agradecem aos deuses pela colheita com várias oferendas às deidades para assegurar a continuação da fertilidade da terra, e honram o aspecto da fertilidade da união sagrada da Deusa e do Deus.
Lammas era originalmente celebrado pelos antigos sacerdotes druidas como o festival de Lughnasadh. Neste dia sagrado, eles realizavam rituais de proteção e homenageavam Lugh, o deus celta do sol. Em outras culturas pré-cristãs, Lammas era celebrado como o festival dos grãos e o dia para cultuar a morte do Rei Sagrado.
A confecção de bonecas de milho (pequenas figuras feitas com palha trançada) é um antigo costume pagão ainda realizado como parte do ritual de Lammas. As bonecas são colocadas no altar do festival para simbolizar a Deusa Mãe da colheita. É costume, em cada Lammas, fazer (ou comprar) uma nova boneca de milho e queimar a anterior (do ano passado) para dar boa sorte.

Lughnasadh é também conhecido como Lammas (Lê-se "lamas") ou Festival da Primeira Colheita. Dia sagrado no paganismo. Celebrado no dia 2 de Fevereiro no hemisfério Sul e no dia 1 de Agosto no hemisfério Norte.
Lughnasad= pronuncia-se Lunasá.
Lammas= pronuncia-se Lamas.

Esse festival, que ocorre entre o Solstício de Verão (Litha) e o Equinócio de Outono (Mabon), marca o fim do Verão e o início da época da colheita, uma época de agradecimento aos Deuses por tudo o que colhemos. Agradece-se ao que foi bom e também ao que pareceu menos bom, pois na religião Wicca e no Druidismo, crê-se que tudo o que acontece na vida faz parte da evolução de cada um.
O nome Lughnasadh veio duma festa agrícola típica dos Celtas. Uma festa da colheita em honra ao deus celta do Sol: Lugh (o maior guerreiro entre os celtas, pois derrotou os gigantes que exigiam sacrifícios humanos).
Já o nome Lammas significa "A Massa de Lugh", que representa o alimento (geralmente pão ou bolo ou qualquer outra massa) feito com os grãos, que representam a colheita, e repartido (como alimento sagrado) entre os membros do grupo ou da família ou mesmo entre amigos.


Oque usar e fazer em Lammas


Cores – marrom, laranja, vermelho e amarelo

Deuses – das colheitas e dos grãos
Ervas – flor de trevo, verbena, arroz, alho, trigo, murta, cebola, manjericão, calêndula, confrei e hera. 
Pedras – olho-de-gato, citrino, aventurina, rodocrosita
fazer pão de Lammas
Fazer velas para honrar a Deusa e o Deus
Coletar água da chuva para uso de feitiços e potencializar objetos mágicos
Criar e enterrar uma garrafa de bruxa
Fazer uma boneca de milho e guardar para o próximo imbolc
Fazer uma roda de milho
Lembre-se – A Boneca de milho que você fará agora será vestida e colocada na cama da noiva em Imbolc.
Comidas e bebidas – ervas frescas, frutas e vegetais, pão de milho, amoras pretas, tortas, sidra, vinho de pétalas de rosas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário