Páginas

sábado, 7 de dezembro de 2013

A Antiga Fé


Bruxaria é uma forma uma religiosidade surgida antes do domínio cristão na Europa. Era chamada de a "Antiga Fé", praticada pelo pagãos (o significado original dessa palavra é aqueles que viviam no campo) com o objetivo de fazer prosperar as colheitas. Portanto tinham celebrações sazonais , baseadas nas estações e ciclos naturais, veneravam uma Deusa, associada à fertilidade, aos mistérios, ao milagre da criação e um Deus selvagem, patrono da caça, senhor das florestas e animais. Assim sendo, durante a Primavera e o Verão reinava a Deusa, a agricultura era a base do sustento do povo nesse período. No Outono e na Primavera a Deusa declinava e o Deus era o centro dos festejos, para que obtivessem sucesso nas caças. (Essas celebrações deram origem à Roda do Ano, que faz parte da Bruxaria moderna.) Nesse contexto, a magia era naturalmente empregada para trazer chuvas ou fazer o sol brilhar, dependendo da necessidade. Também era direcionada para a cura de enfermidades e ferimentos, muitas vezes com o auxílio de ervas.
Os povos da Antiga Fé tinham Sacerdotes e Sacerdotisas (estas tinham uma posição muito mais importante) para canalizarem o poder dos deuses, e a estrutura religiosa era como uma irmandade, havia ritos de iniciação e segredos. Como a Natureza era o centro de sua crença, observavam que tudo ocorria em ciclos, e como tal, o ser humano também seguiria este ritmo contínuo. Isto caracterizou a crença em reencarnação, necessária para o aperfeiçoamento espiritual, até quando pudessem se reunir aos deuses.
Além do casal divino, cada aspecto da natureza também era reverenciado, como o Trovão, a Lua, o Sol, etc. Ou seja, a Bruxaria era uma religião politeísta, e ainda é, mas hoje compreendemos que os diferentes deuses e deusas nada mais são do que aspectos (arquétipos) do Deus e da Deusa Primordiais, e estes também são emanações de polaridades distintas do Princípio Criador.
Quando o Cristianismo (Igreja Católica) dominou a Europa (na Idade Média), a Bruxaria foi quase extinta, já que era considerada uma prática herética e todos os seus adeptos eram perseguidos, torturados e mortos sumariamente, em torno de 50 mil pessoas foram assassinadas (75% eram mulheres),muitas nem eram pagãs, mas por falta de investigação, até cristãos considerados suspeitos foram mortos. No entanto, camponeses do interior continuaram secretamente a seguir os antigos deuses de fertilidade e amor, estes que eram taxados de demônios pervertidos pelos padres da época. Nunca houve um Diabo na Bruxaria, esse mito surgiu pela interpretação errada e preconceituosa do Deus Cornífero, que era representado com chifres e patas de bode.
Na Idade Moderna a Bruxaria estava quase extinta, e embora a perseguição estivesse oficialmente terminada, os remanescentes da Antiga Fé guardavam segredo absoluto de suas crenças e práticas, iam à Igreja e faziam papel de bons cristãos.
Só no meio do século XX, através de Gerald Gardner, a Bruxaria floresceu na forma da Wicca, que incorporava deuses de panteões variados, mas mantendo os cultos de fertilidade e a relação íntima com a Natureza.
Já no século XXI, a Bruxaria é bem aceita pela sociedade moderna (é claro que existe preconceito, mas a lei garante a liberdade religiosa), existem várias vertentes e Tradições e milhares de bruxos por todo o mundo, que comumente usam símbolos para se reconheceram, entre eles o pentagrama é o mais conhecido. A Magia tem um papel mais importante e bem mais amplo.



Atualmente, além da Bruxaria Tradicional e a Wicca, remanescem as religiões pagãs do Druidismo e Xamanismo.

2 comentários:

  1. Encontrar o seu blog foi uma grata experiência, porque há anos eu estava afastada do meu Caminho e alguns dias atrás eu resolvi que não iria mais ficar afastada, voltaria a estudar e praticar o que me deixa tão bem com a Mãe Natureza. Foi aí que encontrei o seu blog, por "coincidência", embora não acredite muito nisso rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom estar estudando e praticando o caminho da deusa, espero que se sinta á vontade em meu blog para absorver todos os conhecimentos que tbm estou á estudar.
    Agradeço a visita, abençoada seja !

    ResponderExcluir